domingo, 19 de abril de 2009

Salon


Autor: Nick Bertozzi
Editora: Desiderata
Ano: 2009
N.º de páginas: 176
http://www.salonolivro.com.br

Paris, início do século XX. Este é o cenário da HQ “Salon”, de Nick Bertozzi, premiado quadrinista americano.

As personagens são reais: Pablo Picasso, Henri Matisse, Paul Gauguin e Erick Satie são alguns dos protagonistas de “Salon”, pertencentes aos movimentos de vanguarda da arte européia, como o cubismo, fauvismo e pós-impressionismo, por exemplo. Paris foi o grande centro cultural, artístico e ideológico deste movimento. Em meio à contestação dos valores vigentes, a HQ reproduz especialmente o bairro boêmio de Montmartre, importante ponto de encontro de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna.

Já o enredo de “Salon” é pura ficção: um thriller policial com muito suspense, sobre uma série de assassinatos que estavam ocorrendo em Paris no ano de 1907, cometidos por uma estranha criatura azul que se transformava ao beber absinto. Nick Bertozzi colore as páginas de Salon com tons esverdeados e azulados em alusão à bebida mais popular da época, também conhecida como “fada verde” por seus efeitos alucinógenos. No enredo de “Salon”, o absinto ganha uma fictícia modalidade azul, que permitia aos pintores entrar em suas obras, por meio de suas alucinações.

“Salon”, ao mesclar realidade e ficção, promete momentos de pura diversão e nostalgia desta época que foi decisiva para o decorrer da história do século XX!

7 comentários:

noemi disse... Responder comentário

MUITO BOM FERNANDA!!! SORTE PRA VC!
BJS

Unknown disse... Responder comentário

Oi Fernanda, que bom que gostou do meu blog. Eu adorei o seu, e adicionei a minha lista de leituras várias das sua indicações, pois achei excelentes. A sua resenha da promoção da Ediouro esta ótima, alias esse Salon parece muito bom.

Adicionei o seu blog ao meu, tá?

abraços

Sheila disse... Responder comentário

Blog muito bom...tem selinho lá no meu...bjs.

Carla Martins disse... Responder comentário

Oi, obrigada por me seguir! Vim aqui conhecer seu blog e adorei! vou linkar no meu, ok?

Fernanda MAtos disse... Responder comentário

Eita, outra Fernanda Matos...
abraços
Fernanda matos

:: JessiQuinha :: disse... Responder comentário

Hum... ao contrário de você, não sei se um livro assim me chamaria a atenção.. tem muito clássico em um livro só e confesso ser extremamente traumatizada com eles: por causa da escola!
-.-'
Hehehehe
É em HQ?? Eu não me lembro de ter lido um livro assim...
Enfim...
xD

xoxo

Fernanda Matos disse... Responder comentário

Resposta ao comentário da @:: JessiQuinha ::

Oi Jeh! Sim, é um livro em formato HQ! Escrevi sobre ele porque estava participando de um concurso de resenhas!

Na época, achei interessante e bem diferente!

Bjo!

Postar um comentário