domingo, 21 de dezembro de 2008

A Metamorfose & A Hora da Estrela


Sou fã declarada do livro “A metamorfose”, de Franz Kafka! O autor consegue nos transportar para a vida e os problemas do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que acorda metamorfoseado numa barata. O universo fantasioso é narrado por Kafka de uma forma tão realista que a transformação de um homem em barata chega a parecer algo comum. Metaforicamente, Kafka mostra a alienação e desesperança do homem moderno, perante um mundo no qual ele próprio não entende...

Estava relendo “A metamorfose” ao mesmo tempo em que lia “A hora da estrela”... foi pura coincidência, mas as personagens principais destes livros tem muito em comum. Tanto Gregor Samsa quanto Macabéa são alienados da realidade em que vivem. Gregor atinge o ápice de seu alienamento ao se transformar, literalmente, num inseto repugnante. Já Macabéa vive num estado de alienação constante, para desespero do narrador-autor. A redenção está no destino final de ambos.

Ao longo de sua obra, Clarice Lispector mostra a influência que teve de Franz Kafka: ao criar sua “Gregor Samsa”, a Macabéa; ao colocar uma barata como personagem do romance “A paixão segundo G.H.” ou também pelo título do romance “A maçã no escuro” (alusão à uma passagem do livro “A metamorfose”) entre outras referências.

Franz Kafka e Clarice Lispector: dois escritores que merecem ser lidos e relidos!

0 comentários:

Postar um comentário